Torneio de escolinhas de futebol juvenil teve primeira rodada neste domingo

Foi realizada neste domingo, 10, a primeira rodada do Torneio de Escolinhas de Futebol Juvenil do Município de Euclides da Cunha. Os jogos foram realizados no período da manhã, tendo os seguintes resultados:

Sub 13 - Serra Branca 0X2 Caimbé
Sub 15 - Serra Branca 0X2 Caimbé
-------------------------------------------------
Sub 13 - Veneza 0X0 Alto do Paraiso
Sub 17 - Veneza 0X2 Alto do Paraiso
-------------------------------------------------
Sub 13 - Muriti 0X0 Lagoa do Guedes
Sub 15 - Muriti 1X2 Lagoa do Guedes
Sub 17 - Muriti 0X1 Lagoa do Guedes
-------------------------------------------------
Sub 17 - Serra Vermelha 0X1 Amargosa
-------------------------------------------------
Sub 13 - Duda Macário 1X2 Centro
Sub 15 - Duda Macário 2X2 Pinhões
Sub 17 - Duda Macário 5X0 pinhões
-------------------------------------------------
Sub 13 - Pau Miúdo 0X0 Bela Vista
Sub 15 - Pau Miúdo 0X2 Bela Vista
-------------------------------------------------
Sub 13 - Zumbi 2X0 Populares
Sub 15 - Zumbi 1X2 Populares
Sub 17 - Zumbi 0X0 Populares
-------------------------------------------------
Sub 13 - Nova América 0X0 Dengo
Sub 15 - Nova América 2X2 Dengo

A segunda rodada da competição será realizada no próximo domingo, 17.


Da competição

O Torneio de Escolinhas de Futebol Juvenil está sendo organizado pelo presidente do núcleo da ACACEC (Associação da Criança e do Adolescente da Comarca de Euclides da Cunha), Edmilson Santos, e conta com o apoio da Liga Desportiva Euclidense – LDE.

A abertura oficial do campeonato ocorreu no dia 03 deste mês de novembro, no estádio municipal de Euclides da Cunha, onde centenas de crianças com seus respectivos times realizaram vários jogos amistosos ao longo do dia. Um bom público da sede e da zona rural compareceu ao estádio para assistir ao futebol dos pequenos atletas que receberam medalhas simbólicas, como incentivo à prática de esportes.

A competição envolve times da sede e da zona rural do município de Euclides da Cunha, e será disputada em quatro fases classificatórias em três categorias: Sub-13, Sub-15 e Sub-17.

Estão inscritos nas escolinhas de futebol e respectivamente no campeonato crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos e fazem parte do programa social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – do município. Também estão inscritos na competição um técnico; um assistente; um massagista; e um preparador físico de cada equipe. Vale ressaltar que os instrutores dos times são remunerados pelos serviços prestados, através do projeto SCFV que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os times da sede/bairros cadastrados no torneio são: Centro, Nova América; Populares (Urbis), Bela Vista, Pau Miúdo, Dengo e Duda Macário; e da zona rural: Zumbi (Pai João), Amargosa, Veneza, Serra Vermelha, Alto do Paraíso, Caimbé, Lagoa do Guedes, Serra Branca, Muriti e Pinhões.

O campeonato está divido em quatro grupos; dois da sede e dois do interior, levando em consideração a proximidade das comunidades, para facilitar o deslocamento das equipes para a realização dos jogos.

O encerramento do Torneio de Escolinhas de Futebol Juvenil está previsto para acontecer em janeiro de 2014, quando serão consagrados os campeões nas três categorias (Sub-13, Sub-15 e Sub-17).

Conforme afirma Edmilson Santos – presidente da ACACEC –, esse campeonato tem como objetivo principal resgatar o futebol juvenil do município, visto que por muitos anos fora esquecido pelas autoridades do poder público. Além disso, há grandes perspectivas a serem trabalhadas a partir desse torneio, bem como a formação de duas seleções – em categorias - com os melhores atletas para se disputar um campeonato juvenil a nível regional, e que seja Euclides da Cunha a sede dessa disputa.

Edmilson Santos espera, também, a partir do campeonato, selecionar alguns atletas para compor a seleção euclidense para disputar o campeonato intermunicipal, visto que a cidade de Euclides da Cunha não mais participa deste importante campeonato de nível estadual por causa do descaso da gestão pública, que deixou o esporte tornar-se esquecido.
 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/511