Rômulo Galvão realiza Exposição e Feira de Ciências

No âmbito da educação, a escola apresenta-se como um processo eficaz na qualificação/preparação do indivíduo para exercer o papel de cidadão, seja nas relações sociais ou no mercado de trabalho. No entanto, espera-se que as atividades desenvolvidas durante cada ano letivo ajudem o estudante a compreender as situações do mundo a partir das salas de aulas e vice-versa, bem como os registros das relações de ensino estabelecidas entre o contexto escolar e o social.

Nesse sentido, aliar teoria e prática pode ser um mecanismo bastante eficiente para que o estudante possa entender de fato o que constitui cada aspecto abordado pelos profissionais da educação, independentemente da escola ser do setor privado ou público. São as ações lúdicas geradas que tornaram o ambiente escolar mais atraente para o estudante frente a uma gama de atrações “mundo a fora”.

No mês de novembro, a Escola Estadual Rômulo Galvão realizou uma Feira de Ciências e uma Exposição de Brinquedos Reciclados no período diurno no dia 23. A exposição foi organizada pelas professoras Anita, Elane Cardoso com alunos da 5ª série, a qual contou com a presença da creche Mãe Rainha. Já a Feira foi organizada pelas professoras Arivoneide Santos e Ceiça Duarte. Todas as professoras envolvidas na organização do evento fazem parte do quadro de profissionais de educação da escola em questão.

Na exposição, os estudantes do colégio apresentaram ao público todos os brinquedos reciclados e produzidos com material reciclado, inclusive explicando sua constituição, isto é, de que maneira e material os objetos foram feitos. Foram apresentados objetos como diversos bonecos e outros brinquedos infantis; decorações natalinas compostas por CDs, embalagens descartáveis, palitos entre outros materiais; pequenas árvores de Natal; e objetos produzidos a partir de recortes de garrafas pet.

Para os estudantes que participaram da exposição e para o público que contemplou àquele momento fica a lição de que é possível ter uma convivência melhor em cada ambiente, principalmente no âmbito familiar no qual é possível reaproveitar os materiais produzidos que acabam se tornando, na maioria dos casos, simplesmente em lixo, sobretudo com os materiais que podem ser considerados descartáveis. No entanto, fica clara a inciativa de conscientização de preservação do meio ambiente.

A exposição de brinquedos reciclados foi realizada no período da manhã em uma das salas ornamentada para a ocasião.

A Feira de Ciências foi exposta durante a tarde. Na ocasião, estudantes mostraram na prática diversas experiências de combinações de produtos químicos e as reações resultantes entre materiais distintos. Basicamente, a Feira de Ciências consiste na exposição prática das teorias oriundas das salas de aulas em que os alunos puderam perceber as possíveis reações químicas com materiais simples do dia a dia e que pode ser encontrado de forma simples, bem como a combinação do detergente, vinagre de álcool com outros compostos químicos para exemplificar uma reação de um vulcão, entre outros.

O evento proporcionado pela Escola Estadual Rômulo Galvão também produz reflexões em torno da educação dentro e fora da unidade estudantil, principalmente no que concerne aos valores éticos para uma boa convivência tanto na escola quanto na comunidade em relação ao meio em que se vive.

No entanto, os estudantes tiveram uma grande oportunidade de assimilar o conteúdo estudado em salas de aulas, permitindo conhecer a natureza real das coisas, dos objetos, dos produtos químicos, das combinações, entre outras ações.

Veja as imagens do evento na página Tô No Site.
 

Publicado em: http://www.euclidesdacunha.comnews/print/id/167